Lights Out, 2011

Lights Out
Download (25Mb)
Platforma: PC
Equipe: LudoBardos
Ano: 2011

 

Lights Out nasceu no Gamerama Workshock 2011 de Botafogo, no exercício final de game design. Trabalhando com a ferramenta Game Maker 8, a equipe formada por Arthur Protasio, Bruno Baère, Leonardo Cardarelli e Rian Rezende deveria produzir um jogo baseado nos conceitos de Farol, Perseguição, Verificação e Cronometria. O resultado foi Lights Out, um jogo onde um ladrão deveria fugir do museu completamente entregue à escuridão que acabara de assaltar antes que o guarda o apanhasse. Para isso, dispunha de uma caixa de fósforos para iluminar seu caminho, mas isso o denunciaria para o guarda, que usava uma lanterna escangalhada. A primeira versão apresentada no final do Gamerama, com caráter minimalista e prototipal, mostrava dois personagens tentando em um pique-pega com tempo para abrir a saída, mas ainda sem iluminação, usando círculos e triângulos para representar a vindoura iluminação da lanterna e do fósforo.

Uma versão mais refinada, já com a iluminação funcional, foi apresentada no Gamecraft 2011 na UFRJ, evento organizado por Yanko Oliveira e Bruno Bottino, participantes do mesmo Workshock. Porém, ainda havia um problema: o jogo não era divertido o suficiente para ser jogado.

httpv://youtu.be/fAegF0Vsecg

Arthur encontrou a solução. Trabalhando com a estudante de Letras da PUC-Rio, Isabel Maciel, elaborou uma narrativa para o jogo, alterando sua proposta de polícia-e-ladrão para diversos casos de perseguição que ocorriam em uma mesma casa ao longo de alguns anos, trazendo ao jogador o mistério de quem ele estaria controlando naquele momento. Dessa forma, Lights Out assumiria o manto de um art-game.

httpv://vimeo.com/27463440

Em sua iteração final, com a adição da narrativa, Lights Out conseguiu o terceiro lugar pelo voto popular na categoria art-game do festival de jogos independentes do SBGames de 2011, em Salvador.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *