Relatório Gamerama Workshow: Tabuleiro Manguinhos 2011 (Terceiro Dia)

Reunidos por uma terceira vez, os alunos do módulo de jogos do laboratório de narrativas transmídia Regiões Narrativas aprenderam mais sobre a relação entre interatividade e virtualidade, a importância da representação caricata e conheceram o fenômeno do “flow”, um conceito identificado por Csikszentmihalyias e apropriado pelo ramo dos jogos como a melhor forma de identificar o estado ótimo de imersão e diversão de um jogador durante o jogo.

Blefe

Em seguida, munidos de conhecimento e ferramentas os participantes foram instruídos e desafiados a produzirem seus próprios jogos de tabuleiro. Cada grupo, mais uma vez, teve de exercer sua criatividade mediante restrições como: padrões de interatividade, formato do tabuleiro de jogo e conceito temático. Nesta atividade, os alunos também  foram convidados a inserir no jogo (em forma de regra, tema ou local) suas experiências e memórias relativas à Biblioteca Parque de Manguinhos e a região em torno.