Relatório Gamerama Workshock: Tabuleiro FGV (Primeiro Dia)

Após a positiva experiência metodológica com o Gamerama Workshow 2010 na região serrana, às vésperas do retorno às aulas acadêmicas do semestre, mais uma vez os bravos reuniram-se em  comunhão de conhecimentos e práticas. Contando com o apoio especial e espacial da Fundação Getúlio Vargas em seu Centro de Tecnologia e Sociedade, na figura de Arthur Protasio, a edição 2011 do coletivo já explicita em seu primeiro dia muita criatividade. Ao término das atividades de teoria e prática, cinco jogos concluídos simultaneamente pelos participantes (em trios e quadras) no intervalo de uma hora e meia. Nada mal mesmo!

Primeiros lugares

A introdução ao universo produtivo dos jogos demanda um nivelamento de conceitos e terminologias que conferem ao evento seu núcleo duro. Ainda que muitos tenham ou busquem conhecimento técnico de produção, antecipar motivações e questões intrínsecas ao fenômeno em função de sua interatividade é de suma importância. Sem tal entendimento, mesmo o melhor dos jogos nada mais é do que mera aplicação. Contexto e conceito, bem como workflow e criatividade são conhecimentos mais poderosos e necessários. E o primeiro dia em sua teoria buscou esclarecer certas abordagens que podem auxiliar na busca de inovação.

Definindo estratégias

Divididos em grupos municiados exclusivamente por dados, os game designers se viram obrigados a produzir jogos nos quais a sorte não fosse preponderante para a vitória ou derrota. Os resultados foram cenários de exploração de linguagem e estratégias de operação de valores, trabalhando os conceitos de armadilha, vingança, posse, mentira e distância.

Embora a perplexidade inicial seja característica para frear a produção coletiva (sobretudo com restrições conceituais de criação de mecânica de participação fora das perspectivas originais do objeto), os resultados não tardaram a emergir. E no tempo regulamentar, registrados em fichas e apresentados aos demais.

Ferramentas de interação

Ainda que alguns jogos demandem refinamento e substância, de modo geral, divertiram os presentes e coroaram o primeiro dia do evento com merecido louvor. Os desafios do próximo dia antecipam a migração do analógico ao digital. Vejamos…